Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A escolha do fotógrafo para o casamento

   O dia do casamento é um dos dias mais felizes da nossa vida e passa bem rápido. São tantas emoções neste dia, felicitações e brindes, são momentos para curtir, afinal foram muitos detalhes pensados para que este Big Day saísse perfeito. E as fotografias serão as melhores recordações deste dia. Será o álbum que nos ajudará a lembrar sentimentos, toques, detalhes e todos os momentos especiais.

  Por tudo isso, a escolha do fotógrafo é fundamental. Ele estará presente durante todo o dia do casamento, e este também é um motivo para escolher um profissional com o qual se identifique e sinta-se a vontade.

  É necessário ter paciência. Pesquise sobre o profissional, pegue referências, veja o trabalho dele. Se não conhece nenhum fotógrafo, é interessante falar com amigos que casaram e que possam indicar algum. Além disso, veja os álbuns, busque na Internet mais trabalhos realizados e marque reuniões com os profissionais que mais se identificar. Tente imaginar você nas fotos e analise se é o seu estilo. Pois as fotos podem ter vários estilos, sendo umas mais clássicas, outras mais artísticas ou as estilo fotojornalismo.

  Escolher o estilo de fotografia que deseja  é o primeiro passo. Se você gosta de fotografias com movimento, mais espontâneas, onde o fotógrafo não interfere no evento, então o indicado é o fotojornalismo para casamento. Se preferir os retratos tradicionais, onde o profissional orienta os noivos como se posicionar, escolha um fotógrafo tradicional. Também é possível buscar um profissional que mescle os dois estilos.

  Seguem algumas questões a serem observadas:

Orçamento: o que está incluso no pacote (E-session/ Making of / Cerimônia / Recepção / Fotos externas / Cópias das fotos)? Tem limite de fotos para o álbum? Tem limite de tempo na festa? Quantos fotógrafos farão a cobertura e se tem algum valor de deslocamento do profissional até o local do evento?

Empatia: você deve sentir empatia com o fotógrafo, pois ele estará presente praticamente todo esse dia e os noivos precisam sentir-se bem na sua presença. Pergunte então, se ele atende apenas um casamento por data e exija exclusividade.

Contatos Antes do Casamento: muitos casais acham desnecessário realizar antes do casamento a sessão de fotografias (E-session ou Pre Wedding). Porém é uma oportunidade de familiarizar-se com o fotógrafo. Assim ele poderá conhecer melhor a personalidade dos noivos o que ajudará a criar imagens especiais no dia do casamento. Além disso, vocês saberão como ele trabalha e poderão sugerir os tipos de fotos e enquadramento que mais desejam.

Contrato: quando encontrar alguém cujo trabalho encantou, há a empatia de espírito e está dentro do orçamento, o contratem, pois os bons profissionais geralmente têm a agenda cheia, portanto é melhor garantir a data. Exijam um contrato detalhado: data do evento, quantidade de horas que o fotógrafo irá trabalhar, custos das horas extraordinárias, política de cancelamento, tipo de fotografia, tipo de álbum, quantidades de fotografias, direito de utilização das imagens, prazos e condições de entrega dos álbuns, se tiver outro fotógrafo auxiliando no dia, citar no contrato também.  È melhor certificar de tudo antecipadamente, para não ter surpresas no dia.

  Não é uma tarefa simples captar a essência dos noivos e registrar os melhores ângulos em uma festa, como a de um casamento. Portanto, para este trabalho tenha muita atenção ao contratar o profissional. Afinal, os noivos desejam que estas sejam as melhores fotografias da sua vida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oii Josi, casamento é um só, por isso não dá para perder um flash se quer. Se vc escolheu a equipe da Styllus Digital, relaxa e aproveita, eles fizeram um maravilhoso trabalho no casamento da minha prima Jaciara ! O album ficou lindissimo !
Bjs Gisa

Josi disse...

É Verdade. Com a Stylus no comando das fotos é só relaxar.